Você já ouviu falar em employee experience (EX) e como aprimorar esse aspecto na sua organização? A experiência do colaborador engloba todas as interações, percepções e emoções que o colaborador vivencia durante seu tempo na empresa, desde o momento da contratação até a sua eventual saída.
Essa experiência é um elemento essencial para o sucesso da empresa no longo prazo. Para isso, é fundamental que o setor de Recursos Humanos (RH) avalie regularmente a eficácia das ações implementadas e como elas contribuíram para alcançar os resultados planejados.
Existem diversos indicadores de desempenho amplamente utilizados, como taxa de rotatividade, tempo médio de contratação, taxa de absenteísmo e tempo médio de resposta aos funcionários. No entanto, há um indicador em particular que é capaz de medir todos esses aspectos: o índice de satisfação no trabalho (falamos sobre ele aqui).
A satisfação do colaborador refere-se ao nível de contentamento e satisfação em relação ao trabalho, ambiente de trabalho, benefícios, reconhecimento, oportunidades de crescimento e outros fatores relacionados. Em outras palavras, ela está diretamente ligada à experiência.
Em um país em que menos de 30% dos trabalhadores estão engajados ou altamente produtivos, destacamos algumas iniciativas essenciais para otimizar essa experiência e elevar os níveis de satisfação do colaborador. Continue lendo!
1. Invista em comunicação
Comunicação é a chave para a construção de relacionamentos saudáveis, especialmente nas relações de trabalho. Afinal, é por meio dela que se estabelecem e alinham as expectativas dos colaboradores com os objetivos e valores da organização. Para isso, clareza e objetividade na linguagem são essenciais.
Outro ponto importante a ser considerado é como seus colaboradores recebem orientações e quais os canais para feedback disponíveis. Essa troca favorece o desenvolvimento profissional e a motivação no ambiente de trabalho.
Quanto mais clara a comunicação interna, mais fácil se torna a gestão de conflitos. Sua empresa possui um canal seguro e acessível em que os colaboradores podem centralizar suas demandas? Existe um canal direto para entrar em contato com o RH, por exemplo?
A comunicação é o primeiro passo para a construção de relacionamentos saudáveis e colaborativos.
2. Coloque o colaborador no centro das decisões
As pessoas estão no centro das suas decisões de negócios? Muito se fala em human-centered, mas para isso o colaborador também precisa estar no centro da organização. Do onboarding ao layoff, seu RH consegue analisar cada etapa da jornada do colaborador pela perspectiva do indivíduo?
Sua empresa está focada em desenvolver políticas, práticas e culturas que promovam o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional? O futuro do trabalho coloca o bem-estar das pessoas na lista de prioridades das organizações.
Para isso, é importante fomentar o crescimento profissional, o reconhecimento, a participação ativa, a transparência na comunicação e a promoção de um ambiente de trabalho seguro e colaborativo.
3. Melhore o ambiente de trabalho
Quando os colaboradores se sentem valorizados e apoiados, eles têm menos probabilidade de enfrentar problemas relacionados à saúde mental, como ansiedade e esgotamento.
Isso envolve fatores como:
- Flexibilidade: oferecer aos colaboradores a possibilidade de trabalhar no ambiente e horário de sua preferência, por exemplo, pode aumentar a produtividade, promover a saúde e satisfação no trabalho, além de reduzir o estresse, os custos e o absenteísmo.
- Inclusão: promover a diversidade e a inclusão por meio da observação das interações entre os colaboradores e do reconhecimento e recompensa de comportamentos inclusivos. Além disso, proporcionar treinamentos sobre preconceitos inconscientes para todos os gestores e tomar medidas para combater interações hostis no ambiente de trabalho são ações igualmente benéficas.
- Reconhecimento: estabelecer uma cultura de reconhecimento, valorizando os colaboradores e motivando outros a alcançarem o sucesso.
- Benefícios: fornecer benefícios que atendam às necessidades dos colaboradores é uma maneira de demonstrar preocupação com o bem-estar do colaborador, o que contribui para a construção de um ambiente de trabalho positivo. Além disso, benefícios competitivos também podem ajudar a atrair e reter talentos qualificados, fortalecendo a cultura organizacional e o engajamento de todos.
4. Reforce a confiança nas lideranças
Cultivar a confiança gera colaboradores mais satisfeitos, engajados e comprometidos com o sucesso da organização. Eles têm maior confiança em seu ambiente de trabalho e nas decisões que são tomadas, o que resulta em uma experiência positiva no trabalho.
A confiança na liderança é um fator crucial para criar um ambiente estimulante e produtivo, em que os colaboradores podem se desenvolver e alcançar seu potencial máximo.
Três maneiras de aumentar a confiança nos gestores:
- Mostrar que a organização confia em seus colaboradores (confiança é uma via de mão dupla);
- Incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores;
- Incluir os colaboradores nas decisões.
5. Use a inovação para otimizar
É evidente que existem diversas formas de melhorar a experiência do colaborador, desde estabelecer uma comunicação excelente até fornecer um trabalho significativo para os funcionários.
Entretanto, implantar essas melhorias pode ser um grande desafio, quando a organização não possui as ferramentas adequadas.
A Tutto oferece soluções integradas para o RH e para os colaboradores. Em nossa plataforma, por exemplo, é possível integrar as principais áreas de recursos humanos às demandas de benefícios e remuneração estratégica, fornecendo autosserviço, acesso on-demand e visão 360° da gestão.
Deixe a inovação transformar a experiência dos seus colaboradores e desenvolva um ambiente de trabalho mais eficiente, colaborativo, flexível e gratificante.
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