Atrair e reter os melhores talentos em tempos em que a rotatividade em geral nas empresas diminuiu é um desafio para qualquer profissional de RH. Quando se fala em contratação e construção de uma equipe sólida, um dos fatores mais importantes é a forma como a empresa é vista no mercado, e neste contexto entra em cena o Employer Branding, uma estratégia de marketing que visa gerar uma percepção positiva sobre a empresa no mercado de trabalho. Sendo assim, é uma prática essencial para o Recrutamento e Seleção, pois atrai talentos do mercado e retém bons profissionais na equipe.

O Employer Branding, quando bem executado, faz com que, além de bons profissionais se motivarem a permanecer na empresa, outros a procurem por ver na marca uma boa opção para seu desenvolvimento e crescimento profissional. Na prática, gera vantagens como:

  • Redução de custos com recrutamento;
  • Divulgação espontânea e reconhecimento da empresa;
  • Aumento da produtividade;
  • Mudanças positivas na cultura organizacional.

Gestão de benefícios como ferramenta estratégica

Desenvolver uma marca empregadora requer planejamento, e os benefícios oferecidos exercem papel fundamental neste sentido. Os benefícios concedidos pela empresa não apenas impactam diretamente a qualidade de vida e o bem-estar dos seus colaboradores, mas também são um reflexo dos valores e compromissos que a companhia tem com o seu time.

Desenvolver uma marca empregadora requer planejamento, e os benefícios exercem papel fundamental neste sentido. A oferta de benefícios espontâneos tem sido cada vez mais valorizada e nos últimos anos essa tendência tem se tornado ainda mais forte. A 4ª edição da pesquisa de Tendências de Gestão de Pessoas, feita pelo Great Place to Work (GPTW) em 2022, apontou que a partir daquele ano 47% das empresas participantes alteraram suas políticas de benefícios, entre as quais 26% passaram a investir em benefícios flexíveis e 31% incluíram benefícios ligados ao bem-estar nas opções oferecidas aos colaboradores.

Neste cenário, para extrair o máximo de vantagens que os benefícios podem gerar à criação de marcas empreendedoras, é importante para a empresa desenvolver estratégias para:

  • Criar pacotes de benefícios focados no perfil dos profissionais que a empresa procura no momento da contratação;
  • Realizar um constante e periódico acompanhamento dos benefícios mais escolhidos pela equipe, realizando pesquisas de satisfação dos profissionais com relação a essas opções;
  • Organizar um cronograma de busca e oferecimento de novos benefícios, de maneira a acompanhar as preferências percebidas junto à equipe.

Ao escolher benefícios, flexíveis ou tradicionais, que se alinham às necessidades e expectativas dos funcionários, as empresas não só aumentam sua atratividade no mercado de trabalho, como também fortalecem sua cultura organizacional. Benefícios como planos de saúde abrangentes, programas de bem-estar, mobilidade e cultura, entre outros, não são apenas vistos como vantagens tangíveis, mas como investimentos estratégicos no desenvolvimento e na motivação para criar uma equipe engajada.

Benefícios flexíveis, de uma maneira mais específica, permitem às empresas adaptar suas ofertas de encontro com as diversas necessidades e preferências dos colaboradores, o que se torna crucial para atrair profissionais talentosos de diferentes faixas etárias e estágios de vida. A personalização dos benefícios não apenas aumenta a satisfação individual, mas também fortalece o vínculo emocional dos colaboradores com a empresa, resultando em maior retenção e produtividade.

Para a realização de todas essas etapas, é importante que os profissionais de RH tenham à disposição uma ferramenta prática, ágil e confiável para a gestão dos benefícios e a criação de estratégias de criação de marcas empregadoras. Neste sentido, a plataforma Tutto insere-se como aliada das empresas, oferecendo em uma única ferramenta todos os recursos necessários para a criação de estratégias eficientes para tornar cada marca uma referência e um “objeto de desejo” dos melhores profissionais do mercado. 

Ao integrar uma estratégia de benefícios robusta à sua marca empregadora, as empresas não só se destacam no mercado como empregadores de escolha, mas também estabelecem uma base sólida para um crescimento sustentável e uma cultura corporativa positiva a longo prazo.

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