A gestão dos processos de RH está diretamente ligada à saúde financeira das empresas, afinal, fatores como os benefícios oferecidos aos colaboradores, por exemplo, têm custos. Neste sentido, a garantia de sincronia de informações entre as empresas e os seus fornecedores de benefícios é fundamental.
A confiabilidade das informações proporcionadas pela gestão automatizada de benefícios através da plataforma Tutto é um dos fatores que, por si só, já garante grande segurança a este processo, uma vez que há a integração de dados entre ambas as partes. Para reforçar ainda mais este segurança, outra ferramenta disponibilizada pela plataforma merece a atenção dos profissionais de RH: a auditoria.
Com ela, os profissionais de RH podem verificar se as informações que constam no cadastro da empresa referente aos pacotes de benefícios de seus colaboradores estão de acordo com os serviços cobrados pelos fornecedores. É possível, por exemplo, verificar qual é a modalidade de plano escolhida pelos colaboradores e se eles têm dependentes, a quantidade de dependentes e os valores pagos de mensalidade por cada um em cada benefício e fazer a conferência com o que consta no cadastro e também na fatura do fornecedor.
Pontos de verificação no processo de gestão de benefícios
Através de um procedimento chamado de leitura de posição cadastral, a plataforma Tutto faz uma leitura dos arquivos dos fornecedores de benefícios, comparando-as ao que consta em sua posição atual de pacotes. Assim, após a admissão de um colaborador, por exemplo, é possível verificar se todos os benefícios escolhidos pelo novo integrante da equipe foram cadastrados pelos fornecedores e se os valores cobrados estão corretos. Também é possível verificar a corretude dos dados dos demais colaboradores e atualizar informações como número de carteirinha e vigência do benefício.
Quando os colaboradores já estão na equipe e optam por fazer mudanças em seus pacotes de benefícios, a auditoria exerce o importante papel de garantir que os benefícios que estão sendo adicionados, alterados e retirados dos pacotes estão sendo administrados corretamente e se as compras e cobranças referentes a eles também estão corretas.
Após o desligamento dos colaboradores, a auditoria possibilita conferir se todos os benefícios foram cancelados junto aos fornecedores, bem como as cobranças referentes a estes benefícios, evitando despesas desnecessárias para as empresas contratantes.
A confiabilidade das informações faz com que a auditoria dos pacotes de benefícios seja uma importante ferramenta para os profissionais de RH, podendo ser realizada periodicamente e integrando-se à rotina de trabalho, garantindo a saúde financeira das empresas, a satisfação dos colaboradores e um relacionamento transparente entre as empresas contratantes e os fornecedores de benefícios.