Na Tutto gostamos de trabalhar em nossas redes sociais com pequenas séries temáticas que conversam entre si e são ligadas, entre outros aspectos, ao mundo dos recursos humanos e gestão de pessoas. O propósito é desmistificar algumas noções equivocadas que o grande público tem a respeito desses processos. Em nossas últimas postagens, abordamos o conceito de cultura organizacional e falamos um pouco sobre o tema da saúde mental no ambiente de trabalho. Agora, para finalizar com chave de ouro esse especial sobre saúde e bem-estar nas empresas, resolvemos elaborar esse post em nosso blog trazendo mais algumas informações sobre esses tópicos, compiladas para facilitar o acesso. Afinal, como já explicamos, eles são fundamentais para o bom funcionamento de qualquer organização.
Mas afinal, o que é cultura organizacional, quais são seus benefícios e a sua relação com a saúde mental?
Um bom clima no ambiente de trabalho é um grande diferencial e influenciador na produtividade de uma empresa. Parece lógico, até óbvio que assim o seja, mas o conceito de #culturaorganizacional ainda parece ser um tanto quanto alienígena para alguns. É simples: colaboradores engajados, contentes e satisfeitos, tendem a se esforçar com mais afinco em suas tarefas, ajudando uns aos outros a alcançarem os objetivos propostos pela gestão empresarial.
Muitos creem que promover e instigar a competição entre funcionários é saudável, e até pode ser, dependendo do cenário proposto e de como isso é implementado. Mas não é toda pessoa que lida bem com esse tipo de pressão, o que acaba gerando estresse, desconforto e desgaste.
Mais viável então, é estimular a cooperação entre os departamentos, incentivando a troca de feedback, críticas construtivas, respeito e apoio quando necessário. É fundamental que todos se sintam úteis e valorizados. Prazos e metas são necessários sim, mas devem ser encarados com empatia. Afinal, percalços no caminho inevitavelmente acontecerão. Situações que fogem do controle ou da competência de um único indivíduo.
É nessas horas que uma cultura organizacional bem estruturada, que preza pela saúde e bem-estar do colaborador, será crucial para centrá-lo e impedir que ele caia em desespero ou se perca em pessimismo e autocrítica. Instigando dessa forma, um sentimento de pertencimento e acolhimento no funcionário. Além disso, a cultura organizacional também diz respeito a como uma empresa conduz seus negócios e trata seus colaboradores, parceiros e clientes no dia a dia.
Um bom exemplo disso é uma companhia de cosméticos hipotética que adota a política de não fazer testes em animais, ou de lançar uma linha vegana e “cruelty free” de seus produtos. Essas são atitudes e iniciativas que dizem bastante sobre os valores e visão adotados por ela no mercado, a imagem que pretende passar e o que deseja representar. O principal desafio de líderes e gestores, no entanto, é conseguir tirar esses conceitos do papel e implementá-los na prática. Visto que eles representam o reflexo ético e moral da empresa perante a sociedade.
A importância da saúde mental no ambiente de trabalho
Outra faceta desse tema que é de extrema importância para o bom funcionamento de qualquer empresa é a saúde mental dos colaboradores. Esse assunto tem ganhado cada vez mais força em reuniões de RH, já que nos últimos anos, campanhas como o #SetembroAmarelo de prevenção contra o suicídio, e o #JaneiroBranco de conscientização sobre o bem-estar emocional, se tornaram cada vez mais relevantes. Como resultado, esse debate precisa ser feito em todas as camadas sociais. As empresas, como parte integral da sociedade, devem participar dele.
Uma rotina profissional estressante está íntima e diretamente ligada ao surgimento de transtornos psicológicos como a #síndromedeburnout, que no começo desse ano, foi incluída oficialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na lista de doenças e distúrbios ligados ao trabalho. Visto que as pessoas passam boa parte de seus dias úteis trabalhando, fica clara a necessidade de que o ambiente em que se encontram seja o mais saudável possível, livre de toxicidade.
Além disso, trabalhar mantendo uma boa saúde mental está relacionado a 3 pilares significativos: rotatividade, produtividade e absenteísmo. Ou seja, os colaboradores que se encontram saudáveis psicologicamente são mais comprometidos com suas obrigações, produtivos e tendem a permanecer no ambiente em que se sentem acolhidos e seguros. Por consequência, o #turnover é reduzido. Viram como há correlação direta entre cultura organizacional e saúde mental no trabalho? Por isso, separamos algumas dicas para gestores que querem proporcionar esse tipo de atmosfera às equipes que supervisionam.
Ações úteis para promover um clima agradável e incentivar a saúde mental no ambiente de trabalho:
- Oferecer benefícios como plano de saúde e cobertura psicológica e psiquiátrica;
- Incentivar atividades físicas e de lazer: vários educadores físicos disponibilizam serviços corporativos. Além de bicicletário, ambientes de descanso e academia como benefício flexível;
- Apoiar os colaboradores através de campanhas que envolvam seus familiares, com ações de integração na própria empresa. Estreitar e fortalecer laços é extremamente importante;
- Manter um canal de feedback ativo para relato de dúvidas, problemas e dificuldades enfrentadas pelos colaboradores. Eles precisam se sentir acolhidos e valorizados para desabafar com confiança;
- Encorajar o trabalho em equipe. É fundamental que todos tenham atribuições definidas e que ninguém se sinta isolado, perdido ou esquecido;
- Implementar projetos de autocuidado: parcerias com médicos do trabalho, programas de vacinação, cardápios saudáveis em refeitórios;
- Incrementar a ergonomia: infraestruturas adequadas aos padrões ergonômicos dos colaboradores, ambientes confortáveis, bem iluminados e arejados;
- Estimular relações interpessoais: o ideal é que empresas disponham de áreas de convivência, para que colaboradores de diferentes departamentos possam conversar, trocar ideias e fortalecer seus laços e networking;
- Adotar processos menos rigorosos, refrear cobranças excessivas, rotinas engessadas e falta de liberdade profissional. Criar ambientes mais leves que estimulem a criatividade. O home office pode ser uma boa opção em alguns casos
Há várias formas diferentes de se zelar pela saúde mental dos colaboradores. Estas são apenas algumas iniciativas que julgamos viáveis de serem implementadas. Percebemos que o mais importante é oferecer boas condições de trabalho, com prazos e metas razoáveis de serem alcançadas, tendo respeito às diferenças e pluralidades das equipes. Escuta ativa por parte dos líderes e gestores também é fundamental: saber ouvir, aconselhar e auxiliar sem julgar é uma #softskill das mais pertinentes. Principalmente quando se têm por objetivo minimizar o esgotamento e o incômodo. Também aconselhamos que as empresas invistam em projetos de educação financeira para seus departamentos. Dinheiro mau empregado ou gasto pode ser um dos principais fatores para o deterioramento da saúde mental.
Cultura organizacional e saúde mental, por fim uma conclusão:
Boas energias e sintonia podem salvar um dia de trabalho que do contrário, estaria perdido. Todos que fazem parte de uma organização estão no mesmo barco. Do CEO ao estagiário, cada membro é fundamental e indispensável para que a engrenagem corporativa funcione corretamente. É bom sempre ter em mente essa visão. O conceito de cultura organizacional e a preocupação com a saúde mental são bases sólidas sob as quais se construir um negócio mais igualitário, democrático e ético. Que preze pelo capital que no final das contas, é o mais importante de todos: o humano.