Sabemos que os benefícios são fundamentais para a atração e retenção de talentos, mas eles também têm um papel importante na promoção do bem-estar do colaborador.
É por isso que cada vez mais empresas se preocupam em oferecer uma cesta em sintonia com as necessidades de cada talento e, com isso, buscam elevar os níveis de satisfação da sua equipe (conheça 3 tendências em benefícios corporativos). Assim, os programas de benefícios corporativos flexíveis têm revolucionado a maneira de abordar a remuneração e beneficiar colaboradores.
Uma das abordagens mais inovadoras nesse contexto é o sistema de pontos. Esse sistema permite que os funcionários recebam pontos e os utilizem para personalizar suas escolhas de benefícios, oferecendo mais flexibilidade e autonomia na gestão de sua remuneração total. Com isso, os colaboradores se sentem mais valorizados e satisfeitos, e os benefícios podem ser 100% utilizados.
Neste artigo, você verá em detalhes como funciona o sistema de pontuação para benefícios corporativos flexíveis e como a plataforma Tutto pode ajudar sua empresa a implantar esse sistema.
Como funciona o sistema de pontos?
No sistema de pontuação para benefícios corporativos flexíveis, os pontos se tornam uma moeda de troca, permitindo que os colaboradores tenham uma visão mais clara do valor atribuído a cada benefício disponível.
Em vez de receber benefícios pré-determinados, como plano de saúde ou vale-refeição, os funcionários recebem pontos que podem ser utilizados para escolher entre uma variedade de opções.
A empresa estabelece quais benefícios estão disponíveis, bem como as regras de aplicação e quantidade de pontos necessários para cada contratação. Por sua vez, o colaborador usa seus pontos para escolher aqueles que suprem suas necessidades e preferências individuais (saiba mais em: O fundamental sobre Benefícios Flexíveis).
Qualquer benefício pode ser ofertado pelo sistema de pontos?
Os benefícios oferecidos devem estar em conformidade com a legislação trabalhista e com as convenções coletivas de trabalho (fique de olho nas mudanças no PAT).
- Acordo coletivo de trabalho: estabelece os benefícios e direitos dos colaboradores, bem como as condições de trabalho.
- Categorias reconhecidas pelo INSS: geralmente incluem Alimentação, Saúde, Transporte, Educação, Seguro de Vida e Previdência. Benefícios que se enquadram nessas categorias também podem ser ofertados por meio do sistema de pontos.
- Políticas internas da empresa: alguns benefícios específicos podem ser excluídos ou limitados com base nas diretrizes da empresa.
Mesmo em um sistema de pontos, é importante lembrar que a CLT e as convenções coletivas de trabalho determinam o pagamento de benefícios obrigatórios, como vale-transporte e vale-refeição. Nesse caso, é possível estipular um valor mínimo compulsório de pontos que o colaborador deverá despender para tais benefícios.
Como facilitamos a implantação do sistema de pontos?
Para facilitar a implantação da metodologia de benefícios flexíveis e do sistema de pontuação em uma empresa, começamos o processo com um Estudo de Viabilidade.
Nele, levantamos os dados da situação atual dos benefícios, as regras, os orçamentos, além das demandas dos colaboradores, etc. Com esses dados, simulamos os cenários de pontos e métodos, como: linear, por cargo, por grupo funcional ou por faixa salarial.
Após o estudo de viabilidade, a empresa poderá tomar decisões baseada em uma análise de investimento inicial, eventuais riscos e ganhos obtidos. Ela poderá definir quais benefícios deseja oferecer, considerando o perfil da sua equipe, bem como realizar análises periódicas para entender se o pacote definido foi bem recebido.
A viabilidade é uma decisão da organização. Toda empresa poderá implantar benefícios flexíveis, mas precisa decidir o momento mais adequado para tal transformação.
Como o RH e os colaboradores administram os pontos?
Uma vez implantado o método de benefícios flexíveis e o sistema de pontos, o RH e os colaboradores terão acesso à plataforma Tutto, um ambiente de gerenciamento 100% digital, disponível para computadores e dispositivos móveis.
Nele, o RH pode gerenciar e centralizar todas as informações da estrutura organizacional e de benefícios, além de realizar atividades e tarefas burocráticas com agilidade. Por exemplo:
- Gerenciar e centralizar todas as informações da estrutura organizacional da empresa, dos fornecedores e prestadores de benefícios.
- Definir as políticas com os critérios para a oferta de benefícios e as elegibilidades.
- Realizar todos os cálculos para compra dos benefícios e desconto em folha, com a integração com os principais fornecedores de benefícios e Folhas/ERPs do mercado.
- Emitir termos de adesão, consulta e solicitação do pacotes de benefícios.
- Manter um canal de comunicação eficiente e seguro entre o colaborador e o RH.
Já os colaboradores, têm mais autonomia para:
Vale ressaltar que a periodicidade de abertura de novas eleições gerais para alterações de pacotes depende da política de cada empresa.
Entre em contato e saiba mais. Melhorar a vida dos seus colaboradores pode ser simples, pode ser Tutto!
Elis Puhl
Diretora de Novos Negócios na Tutto