Integrar-se em uma nova empresa, ou ser desligado dela, podem ser processos complicados, que requerem nuance e cuidado. Por parte do contratante e do futuro/ex colaborador. Por isso, metodologias como onboarding e offboarding podem auxiliar os gestores e profissionais de RH durante esses trâmites, que são fundamentais quando se fala da gestão de pessoas.
O mundo corporativo passou por muitas mudanças na última década. Elas apareceram inicialmente acanhadas, sendo implementadas aos poucos, muitas nem saíram do papel. O panorama da pandemia veio para acelerar, exponencialmente, todas elas. A maneira como as pessoas se comunicam se modificou bastante. A execução do trabalho passou pela fase do “home office”, e agora, em muitas paragens, se encontra no modelo híbrido. Ou seja, uma parte das tarefas é realizada pelos profissionais presencialmente, e a outra, no conforto de suas residências.
Dessa maneira, os conceitos de onboarding e offboarding surgiram da necessidade das empresas em se adequar a esses novos panoramas trabalhistas, a fim de se tornarem mais estratégicas e competitivas no mercado. Contribuindo dessa forma, para o sucesso do negócio.
Eles são utilizados pela área de recursos humanos, para a integração e desligamento de colaboradores. Mas você sabe a diferença entre eles? Suas vantagens e os benefícios que trazem para a gestão de pessoal? Fizemos esse post, justamente com a finalidade de elucidar vocês sobre isso. Então vamos lá:
O que é onboarding?
Já fizemos outras postagens sobre o assunto em nossas redes sociais e até mesmo por aqui, em nosso blog. Mas recapitulando, caso essa seja a sua primeira vez nos visitando: Onboarding vem do inglês “onboard”, que na tradução significa embarcar. Portanto, é uma espécie de “embarque” de novos colaboradores em uma empresa ou equipe. Essa metodologia gera resultados mais efetivos porque o colaborador se sente bem-vindo e inserido no contexto empresarial. Dessa forma, ele absorve com mais facilidade a cultura, missão, valores e objetivos da organização.
Como funciona o onboarding?
Onboarding é um processo que começa muito antes do primeiro dia de trabalho de um colaborador. Como já comentamos anteriormente, é um conjunto de medidas que envolve orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento dos novos ingressantes. Sua aplicação normalmente é feita em 3 etapas distintas: antes do primeiro dia de trabalho, durante o primeiro dia de trabalho e depois do primeiro dia. A primeira parte pode ser feita digitalmente, já que geralmente consiste no preenchimento de formulários, digitalização e envio de documentos, escolha de benefícios, se eles forem flexíveis etc. É uma seção mais burocrática. Interessante notar, porém, que se a vaga consistir em um trabalho remoto/home office, todas as etapas do onboarding serão digitais.
Mas continuando, a segunda parte trata das boas-vindas e ambientação do colaborador no seu novo ambiente de trabalho. Podem acontecer dinâmicas de integração entre os novos colegas e apresentação dos departamentos da empresa. É uma espécie de tour guiado onde os gestores/supervisores incorporam, propriamente dito, os novos contratados na cultura empresarial. É nesse dia também que, brindes são distribuídos e materiais para se exercer a função definida são entregues (mesa, cadeira, computador…). A terceira etapa nada mais é do que o treinamento e supervisão do colaborador, por parte de seus gestores, no novo cargo. Essa etapa geralmente se estende por uns 3 meses no máximo, e serve para que o ingressante se familiarize com suas novas responsabilidades, tire suas dúvidas e se sinta mais seguro e apto para exercer suas funções.
O que é offboarding?
Basicamente, é o contrário do onboarding. Enquanto o primeiro trata do embarque dos novos colaboradores na empresa, offboarding lida com o desligamento deles. É importante que sejam aplicadas boas práticas durante esse processo, não importando o motivo do afastamento (se foi uma decisão do próprio colaborador ou da organização). Transparência, empatia e honestidade são fundamentais durante esse processo, por ambas as partes. Assim, o colaborador não se sentirá lesado ou injustiçado, nem a reputação da empresa correrá riscos. São estratégias que visam tornar esse desligamento o menos doloroso e invasivo possível.
Como funciona o offboarding?
Ser didático e sincero na hora de comunicar o desligamento ao colaborador (se a decisão tiver partido da empresa), é muito importante. Desde que não tenha havido má conduta que justifique uma demissão de justa causa, o respeito e a dignidade devem prevalecer. Também é necessário que a equipe da qual o colaborador desligado fazia parte, seja devidamente notificada, para que haja a redistribuição de tarefas, demandas e responsabilidades. Pode parecer óbvio, mas ter toda a documentação referente ao afastamento, contando com orientações e explicações, é imperativo durante esse processo.
No decorrer da entrevista de terminação de contrato, levar em consideração o feedback do então, ex colaborador, suas colocações sobre o cargo que ocupava e opiniões sobre a empresa em geral, é vital para que possíveis erros de gestão sejam corrigidos da melhor forma, para contratações futuras. Por fim, se o desligamento for feito de maneira amistosa, é visto com bons olhos que a empresa ofereça benefícios que ajudem o profissional a se realocar no mercado de trabalho, de maneira rápida e eficiente. Cartas de recomendação, troca de contatos e indicações são boas opções.
Importância do onboarding e offboarding para as empresas
Essencialmente, onboarding e offboarding são processos que ajudam na relação entre as empresas e seus colaboradores. Sãos aspectos presentes, em algum momento, na vida de todo profissional. Começar a trabalhar numa nova empresa pode ser intimidador, assim como terminar uma parceria, muitas vezes de anos, sem dúvida deve ser assustador. Por isso, seja começando ou concluindo sua jornada de trabalho em uma corporação, o colaborador deve sentir-se amparado e acolhido. Separamos algumas vantagens dessas práticas, a fim de justificar a empregabilidade delas:
- Reduzem o turnover de colaboradores;
- Fortificam o “employer branding” da empresa;
- Reduzem os gastos no processo de admissão e demissão;
- Melhoram o clima organizacional;
- Integram e valorizam os colaboradores.
Uma organização que trata seus colaboradores com respeito em todas as etapas da relação que estabelecem, consegue atingir melhores índices de satisfação do time e conquista mais credibilidade e confiança. A conduta do RH desde o recrutamento até o desligamento de uma pessoa da equipe diz muito sobre a cultura e os valores da empresa. Através das metodologias de onboarding e offboarding, se busca aprimorar todos os momentos da vida no colaborador, dentro da organização. Assim, se diminuem atritos e frustrações e se garante a perenidade da relação entre as partes envolvidas.
Desligamentos naturalmente acontecerão e, neste caso, é essencial que a empresa saiba como agir para proporcionar a melhor experiência possível para todos aqueles que contribuíram de alguma maneira para a história da companhia. Acreditamos que definir conceitos, principalmente quando são estrangeiros, (oriundos de outras línguas), é importante para começarmos a compreendê-los. Contem com a gente para elucidar o debate sobre os principais temas referentes ao mundo do RH e gestão de pessoas. Nossa missão é ajudar, esclarecer e facilitar a vida de todos, colaboradores e gestores.