Setembro é o mês do ano em que as atenções se voltam para a importância da saúde mental e da valorização da vida, divulgados pela campanha Setembro Amarelo, e os benefícios oferecidos pela empresa podem contribuir significativamente neste sentido. Com a campanha, uma abordagem inteligente sobre os benefícios oferecido aos colaboradores pode ser interessante e inspiradora para potencializar a satisfação das equipes e a produtividade das empresas.
Neste contexto, a grande variedade de benefícios disponíveis atualmente no mercado abre possibilidades para as empresas irem de encontro aos anseios de muitos profissionais. A quinta edição da Pesquisa de Benefícios realizada pelo Instituto Robert Half, empresa focada em soluções em talentos, baseou-se em uma pesquisa realizada em maio de 2024 por meio de questionário online, que ouviu 1.161 profissionais, e uma segunda pesquisa realizada em julho de 2024 junto a mil profissionais e 500 líderes empresariais. Alguns dados divulgados na pesquisa mostram a importância dos benefícios que contribuam para a saúde mental dos trabalhadores.
Para os profissionais, o que promove bem-estar?
Planos de saúde e odontológicos, por exemplo, estão entre os 10 mais valorizados pelos entrevistados. Embora não sejam focados em saúde mental, estas opções contribuem para o bem-estar dos profissionais. Outros dados apontados pela pesquisa mostram o potencial dos benefícios flexíveis voltados a esta questão. Veja alguns dados:
- Benefícios que permitem a realização de atividade física no ambiente de trabalho: 16% dos entrevistados já dispõem deste benefício e mais de 50% gostariam de ter esta opção;
- Atividades físicas externas: 34% dos profissionais ouvidos têm à disposição benefícios neste sentido e 51% dos que ainda não o tem desejam ter;
- Acesso a plataformas virtuais de atividades físicas: entre os entrevistados, 18% afirmam contar com o benefício e 52% dizem que gostariam de ter esta opção;
- Programas de redução de estresse: 17% dos profissionais ouvidos têm benefícios neste sentido e 64% afirmam que se interessam por eles;
- Vale-cultura: 14% afirmam que já recebem e 60% dizem que gostariam de ter.
Novas possibilidades
Este panorama permite formarmos uma ideia de ações valorizadas pelos profissionais no cenário atual de mercado, abrindo possibilidades interessantes para as empresas. Afinal, em um mercado competitivo, a necessidade de combater o estresse e a disponibilidade de tempo para atividades de lazer e cultura tendem a continuar sendo muito procuradas, como apontou a pesquisa. Neste contexto, convênios com profissionais de psicologia e com academias podem ser boas opções para trabalhar questões relacionadas ao estresse e aos exercícios físicos, por exemplo.
É claro que, embora estes dados apontem algumas tendências, cada equipe pode ter necessidades e anseios diferentes. Para saber como atendê-los, as pesquisas internas, por exemplo, podem ajudar significativamente neste planejamento, permitindo formar um perfil da equipe e apontar suas expectativas e necessidades quanto aos benefícios flexíveis que contribuem para a saúde mental.
Se levarmos em consideração que setembro abre um período em que muitos profissionais estão começando a planejar seus compromissos de final de ano e do ano seguinte, o mês torna-se um período propício para um trabalho no sentido de oferecer benefícios que geram bem-estar mental e motivação à equipe.
Para fazer a gestão inteligente deste planejamento, a Plataforma Tutto oferece, em um ambiente intuitivo e prático, opções que permitem acompanhar os benefícios mais procurados pelos colaboradores, emitir relatórios e fazer pesquisas, auxiliando de forma eficiente e com informações confiáveis o planejamento dos pacotes de benefícios voltados à saúde mental e a valorização da vida. Que tal aproveitar este período para investir na felicidade da sua equipe?