Atrair e reter talentos são alguns dos principais desafios para as empresas que, cada vez mais, inovam em iniciativas para melhorar toda a jornada do colaborador, desde a fase de recrutamento até o desligamento. Isso não ocorre por acaso.
Segundo uma pesquisa da consultoria Robert Half, que no ano passado ouviu mais de 1500 profissionais que estão buscando recolocação no mercado, para 53% das pessoas que estão procurando emprego os benefícios flexíveis são considerados importantes na decisão dos candidatos para aceitar uma proposta de trabalho. Entre os que já estão contratados esse percentual é ainda maior: 57%.
Ciente de que os candidatos levam muito em conta as ofertas de benefícios do empregador para sua decisão e que isso influencia a satisfação da equipe, a epharma, empresa de gestão de benefícios em medicamentos, que possui mais de 400 colaboradores, decidiu aumentar o número de benefícios flexíveis oferecidos à sua equipe e, mais do que isso, permitir que cada colaborador monte sua própria cesta, de acordo com suas necessidades.
A ideia de disponibilizar uma ampla gama de benefícios além daqueles que são garantidos por lei, como vale-transporte e alimentação ou refeição, surgiu após pesquisas internas revelarem que os colaboradores queriam ter o protagonismo na hora de escolher seus benefícios (falamos mais sobre essa tendência aqui).
“Faz todo sentido empoderar o colaborador, afinal, cada um tem sua necessidade específica, de acordo com seu momento de vida pessoal e profissional”, justifica Bruna Pereira, gerente de remuneração e benefícios da epharma.
Esse empoderamento do colaborador vai ao encontro do que a pesquisa da Robert Half aponta: 67% dos profissionais entrevistados gostariam de escolher os auxílios. Além disso, apenas 11% dos entrevistados indicaram poder escolher seus benefícios.
Digitalização da gestão de benefícios
Diante desse cenário, o primeiro desafio era digitalizar os processos de gestão da área. Até então, todo o controle era feito em planilhas e nas próprias plataformas dos diversos fornecedores e corretoras. Além disso, os pedidos de compras e os lançamentos na folha de pagamento de cada um dos colaboradores também eram feitos manualmente, o que demandava muito tempo e descentralizava os processos.
Simultaneamente, havia o desafio de tornar a experiência de visualização e escolha dos benefícios simples, eficaz e atraente para os colaboradores.
Em 2021, a epharma contratou a Tutto, startup especializada em consultoria e soluções para gestão de benefícios. A HR tech disponibilizou a sua solução que otimizou a gestão de benefícios flexíveis de acordo com as características, processos e necessidades da epharma. “O trabalho ficou muito mais rápido porque a maior parte do que precisa ser feito no dia a dia fica concentrado na plataforma”, conta Bruna.
Já para os mais de 400 funcionários, a disponibilização de uma plataforma digital foi fundamental para facilitar a visualização dos benefícios. Ela funciona como um marketplace para escolha de benefícios e utiliza um sistema de pontuação. Cada colaborador tem um número de pontos disponíveis para montar sua cesta. Esses pontos são calculados com base na hierarquia, posição profissional e na média financeira utilizada no mercado.
Chamada internamente de MarketplaceX, ela reúne mais de 30 opções de benefícios, desde os mais tradicionais até outros como auxílio-viagem, mentoria feminina e empréstimo consignado, por exemplo. Além de permitir a montagem da cesta de benefícios em um ambiente digital, o marketplace também oferece a possibilidade de os colaboradores realizarem alterações duas vezes ao ano (a cada semestre), ou em casos extraordinários, como em promoções de cargos.
Equipe mais satisfeita
Segundo pesquisas anuais de clima organizacional, o índice de satisfação dos colaboradores da epharma saltou de 59% em 2020 para 72% em 2021, após a implantação do marketplace de benefícios. No ano passado, esse número subiu mais um pouco, para 75%. Ainda segundo o levantamento da Robert Half, o índice médio nas empresas que oferecem benefícios flexíveis é de 55%.
Já em relação ao nível de aprovação da plataforma digital (em uma escala de 0 a 5), a nota de satisfação dos colaboradores foi de 4,3, em 2021, e 4,6, em 2022.
Outro fato interessante que as pesquisas apontaram foi que, para novos funcionários, a política de benefícios da epharma, juntamente com a plataforma digital para visualização e escolha de benefícios, foram fatores determinantes para a decisão de começar a trabalhar na empresa. De 0 a 5, em 2021, a nota foi de 4,4 e, no ano passado, a pontuação saltou para 4,8.
Dados para auxiliar a gestão de benefícios
“A epharma é um exemplo a ser seguido por colocar as pessoas no centro da gestão”, enfatiza Elisangela Puhl, diretora da Tutto. Além de oferecer muitos benefícios e dar autonomia para os colaboradores, os gestores aproveitam os dados da plataforma para ter um retrato mais fiel sobre a utilização dos benefícios na empresa.
A plataforma desenvolvida pela Tutto aponta o nível de adesão de cada um dos benefícios oferecidos no marketplace. Com isso, o gestor consegue tomar melhores decisões para ter um leque de opções que realmente sejam do interesse da equipe.
Bruna conta que todos os mais de 30 benefícios têm procura. “Isso ocorre porque montamos a cesta, não a partir de ´achismos´, mas de feedbacks dos colaboradores”.
Em 2020, o benefício flexível mais solicitado pelos colaboradores foi o auxílio-home office. No ano seguinte, os mais escolhidos foram a assistência médica para pets e auxílio para aprendizado de idiomas.
No ano passado, o mais solicitado foi uma parceria com redes de coworking (espaço de trabalho compartilhado). A epharma já está estudando incluir mais essa opção no marketplace em breve.
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